Acervo
Buscar no acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
Acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
De Remetente desconhecido para Alceu
8 de maio de 1972 · João Pessoa, Paraíba, Brasil · 3 min de leitura
Carta redigida em João Pessoa em 8 de maio de 1972, endereçada ao Dr. Alceu. O remetente começa refletindo sobre a força do afeto mútuo e como uma pequena faísca de comunicação — neste caso, a resposta ao cartão de Páscoa — reacende a alegria do encontro e das recordações compartilhadas. Menciona 'Tuca', pessoa querida com quem o remetente caminha lado a lado na vida, unida ao remetente e ao destinatário por uma fé comum em Jesus Cristo; exalta a beleza da relação construída ao longo do tempo apesar das distâncias e dos caminhos diferentes, e agradece a Deus por essa convivência fraternal e alegre que considera uma das melhores partes de sua vida. Na sequência, anuncia a intenção real da carta: um pedido. Informa que a reunião da ordem CIMBRA (Comissão de Intercâmbio Monástico) será realizada no Rio de Janeiro em julho daquele ano, com caráter interamericano, e que a direção do encontro enviou às casas beneditinas uma questão — o texto é interrompido no final da página. No rodapé aparece o endereço do remetente: Rua Major Álvaro Monteiro 961, Conjunto Boa Vida, Mandacaru, 58000 João Pessoa PB.
João Pessoa 8 maio 72.
Meu querido Dr. Alceu.
É, a gente se quer mesmo. E quando surge uma faísquinha de comunicação visível o bem querer então fica e é assaltado! Assim sua resposta ao nosso cartão simples de Páscoa —. Quanta lembrança e quanta caleza de convergências de convivências atual também apesar de tanta água corrida e correndo sob a ponte!! Bem no meio disso nossa Tuca com quem vou caminhando acima apesar e com cada coisa boa ou dura.
A gente se encontrou nessa paixão por Jesus Cristo, creio nisso, bem nela e sei que ela crê o mesmo em mim. Então há alguma coisa de construção comum para ela e que cresce apesar da distância e dos passos diferentes. No quintal da alegria, da infância, da fraternidade e da beleza sempre brinquei com ela e com o Sr. e Deus me livre de não ter isso como uma das minhas melhores partes e mais bem empregado tempo.
Bom, mas hoje é um pedido.
Vamos ter a nossa reunião da ordem CIMBRA (comissão de intercâmbio monástico) em julho aí no Rio. Este ano é interamericano. A direção do encontro enviou às casas beneditinas a questio-
Rua Major Alvaro Monteiro 961 - Conjunto Boa Vida Mandacaru - 58 000 João Pessoa PB
násio amero. Estamos pensando dar a nossa colaboração a partir de alguns testemunhos concretos. Pessoas amigas e representativas de pensamento, cultura e contexto social diversos. Da minha lista do peito o sr. é o "estrelo". O sr. pode seguir respondendo ao o roteiro indicado ou não segui-lo e dar uma opinião mais livre ainda mais que algumas perguntas estão formuladas mais para quem vive o monaquismo: como monge mas assim mesmo é importantíssimo ouvi-lo por ex. sobre coisas como a pobreza monástica, nossa liturgia, a problemática vocacional etc. Então, responda como quiser. O.K.?
Outra coisa: estamos com certa urgência eu bastante urgência mesmo pois após as respostas enviadas ainda temos fazer nosso estudo para formular nosso depoimento. Desculpe pois te além de pedir, peço com exigência ...
Em julho estaremos por aí e procurarei-o. Tenho três léguas de coisas para conversar incluen. se contar nossa experiência por dentro e por fora e ouvi-lo de propósito, muito querido.
Estamos de novo Abade há-dente nossa D. Basílio tem um coração muito puro e evangélico o que garante bom terreno para o Espírito aterrissar e se pôr a serviço do monaquismo hoje.
Grata desde já. Um grande abraço em D. p.ª Teresa e um beijo pº Tuca —
Teresa
Um grande abraço em D. p.ª Teresa
D. Basílio
Estamos de novo Abade há-dente nossa D. Basílio tem um coração muito puro e evangélico o que garante bom terreno para o Espírito aterrissar e se pôr a serviço do monaquismo hoje.
Tuca
nossa Tuca com quem vou caminhando acima apesar e com cada coisa boa ou dura. A gente se encontrou nessa paixão por Jesus Cristo, creio nisso, bem nela e sei que ela crê o mesmo em mim.