Acervo
Buscar no acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
Acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
De Noé de Magalhães Abreu para Alceu de A. Lima
28 de fevereiro de 1900 · Campanha, Minas Gerais, Brasil · 1 min de leitura
Carta de um jovem seminarista, Noé de Magalhães Abreu, do Seminário Nossa Senhora das Dores em Campanha, dirigida ao Dr. Alceu de A. Lima. O remetente expressa enorme gratidão por ter recebido uma carta do destinatário e reflete sobre a condição dos seminaristas como cheios de idealismo sem serem utópicos, e sobre a adolescência como a idade mais antipática e misteriosa. Declara ter escolhido Alceu como seu patrono nesse momento de vida e que trabalhará apaixonadamente, com a ajuda de Deus, na formação de seu caráter. Solicita algumas das obras do destinatário para melhor conhecê-lo, e encerra com sinceros agradecimentos, identificando-se como admirador.
Gratia Dei nobiscum !
Não seria mister, Exmo. Sr., que vos eu dissesse o imenso prazer que senti em recebendo vossa carta. Sou-vos grato. Seminarista, somos em geral cheios de idealismo, sem com tudo sermos utópicos.
Adolescente achamo-nos na idade, a mais antipática e a mais misteriosa.
É nesse transe de vida, Exmo. Sr., que vos escolhi para meu patrono. É nesse transe que me vou trabalhar apaixonadamente, "Deo juvante", na formação de meu caráter. Para isso e para que eu possa conhecer-vos ao de leve ao menos, peço-vos algumas de vossas valiosas obras. Não vos querendo tomar o precioso tempo, termino apresentandovos meus sinceros agradecimentos. Admirador:
Noé de Magalhães Abreu
25 de dezembro de 1942
Votos de Natal e convite a Alceu Amoroso Lima para ser Patrono do Grêmio "Padre Anchieta"
15 de julho de 1957
Candidatura de Modesto de Abreu à cadeira nº 29 da Academia Brasileira de Letras
10 de setembro de 1947
Convite a Alceu de Amoroso Lima para paraninfar turma de formandas normalistas