Acervo
Buscar no acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
Acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
De Remetente desconhecido para Alceu
10 de fevereiro de 1976 · Abadia de Santa Maria, Brasil · 3 min de leitura
Escrita da Abadia de Santa Maria em 10 de fevereiro de 1976, esta primeira página começa com uma saudação calorosa a Alceu, desejando que as alegrias do Natal se prolonguem por todo o ano de 1976. A remetente expressa imensa alegria por ter lido e relido o artigo de Alceu intitulado 'Adeus a Paulista', elogiando como memórias de infância (de uma criança de 7 anos) floresceram com vida e beleza no texto. Em seguida, evoca com afeto e saudade a Madre Fundadora da Abadia, Madre Gertrudes Cecília - Ana Abiah da Silva Prado, descrevendo-a como a Pedra Fundamental da instituição, cujo espírito beneditino foi transmitido à sua santa Sucessora, e cujo belo Comentário à Regra de São Bento é considerado um tesouro dos Arquivos da Abadia.
Abadia de Santa Maria, 10 de Fevereiro de 1976
Prezado Drº Alceu, bom irmão em São Bento, uma vez que é Filho de Santa Maria.
Paz e alegria reinem em nossos corações e em seu feliz e abençoado lar-santuário, no qual desejo que as alegrias do Natal se prolonguem por todo o ano de 1976. Foi com imensa alegria que li e reli mais de uma vez o belo Artigo de sua autoria «Adeus a Paulista».
Como é encantador ver que foi conservado no cérebro de uma criança de 7 anos lembranças tão antigas e que reflocresseram agora cheias de vida e de beleza em tão belo Artigo sobre o querido Santa Maria, fazendo reviver personagens de um passado tão querido da Família de nossa querida, santa e saudosa Mãe Fundadora Madre Gertrudes Cecília - Ana Abiah da Silva Prado, que fundou a Abadia de Santa Maria e da qual foi a Pedra Fundamental, e deixou em sua santa Sucessora o seu espírito - o espírito do grande São Bento, cuja Regra estudou a fundo e deixou belo e ilustre Comentário que é tesouro de nossos Arquivos e da herança que nos legou.
É para nós uma alegria e felicidade termos entre nós uma filha sua fiel representante de tão ilustres Pais e é mesmo uma Lâmpada e que ilumina e e brilha entre nós ajudando com amor filial e sua capacidade intelectual e insociável como seus ilustres Pais. Ajuda-nos tanto neste momento doloroso de nossa história. Se eu ainda pudesse ajudar nossa querida Irmã Moarta Teresa na Tipografia, comporia tipo po. tipo o belo Artigo de «Adeus a Paulista» e imprimiríamos para distribuir aos Jornais e aos amigos, para ser conhecido o momento histórico mais doloroso de Santa Maria tão belamente manifestado pela pena de ouro do ilustre irmão em seu belo Artigo «Adeus a Paulista»
O éco do Louvor Divino aqui cantado há 64 anos, permaneça sempre em todas as paredes dos prédios vizinhos e nas pedras deste pedaço abençoado da Rua S. Carlos do Pinhal e seja uma recordação para seus habitantes do que fizeram para eles as humildes filhas do grande Patriarca S. Bento, em seu benefício.
Sinto, prezado irmão, não ter a capacidade intelectual exigida para dizer tudo lo que sente ao ler o seu belo Artigo sobre a mudança de Santa Maria. Todos sentiram o mesmo, principalmente nossa boa Mãe que
sempre se exalta na pessoa de nossa Mãe Fundadora, quando ela tanto fez e ajudou quando foi na dedicada e fiel Prioresa, por ter sido ela tão doente, e até hoje tem sido de uma heroica dedicação. Também Deus não se deixa vencer em generosidade, tendo colocado a seu lado uma Prioresa muito dedicada e boa, auxiliada por nossa querida irmã Irmã Maria Teresa que adivinham-lhe os pensamentos.
Muito obrigada, bom filho de Santa Maria, como nossa boa Mãe o chama e nós com ela, muito obrigada! Igualmente à querida e boa D. Maria Teresa por nos terem dado a sua incomparável Filha que tanto nos ajuda. Muito obrigada!
No Coração de Jesus, Rei e Senhor dos corações abraça e a querida D. Maria Teresa a humilde intérprete de Santa Maria a muito afeição ada e grata