Acervo
Buscar no acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
Acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
De Remetente desconhecido para Alceu Amoroso Lima
30 de outubro de 1954 · Rio de Janeiro, Brasil · 2 min de leitura
O remetente, escrevendo do Rio de Janeiro em 30 de outubro de 1954, agradece com cortesia ao Dr. Alceu Amoroso Lima o honroso e delicado convite para fazer parte do quadro social do 'Centro D. Vital' sob sua direção. Explica que há muitos anos, desde que se afastou definitivamente da política e do jornalismo, tomou a resolução de não pertencer a associação alguma. Menciona que já foi convidado duas vezes por amigos caros e diletos discípulos para se candidatar à Academia Brasileira de Letras, mas pediu desculpas por não atender ao pedido, e que nunca quis pertencer ao Instituto Histórico — sugerindo que a mesma postura se aplica ao convite em questão. A página termina em meio à exposição dos motivos da recusa, sem ainda apresentar a conclusão ou assinatura.
Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 1954
Excelentíssimo Dr. Alceu Amoroso Lima,
Meu muito ilustre e prezado colega,
Bastante desvanecido agradeço a sua honrosa e delicada carta convidandome para fazer parte do quadro social do "Centro D. Vital" sob a sua sábia e preciosa direcção.
Há muitos anos, desde que definitivamente me afastei da política e do jornalismo, resolvi não mais pertencer a associação alguma.
Convidado já duas vezes para me candidatar à Academia Brasileira de Letras por amigos caros e diletos discípulos, pedi desculpas de não os obedecer. Nunca quiz pertencer ao Instituto Histórico;
e, se figurei no Conselho Consultivo da Associação B. de Imprensa, a cujas sessões aliás nunca apareci, é por força dos estatutos que, dessa comissão, consideram membros natos os antigos presidentes.
Atualmente, mesmo entre as associações religiosas, a um único sodalício continuo a servir — a Ordem 3ª de N.S. do Carmo do Convento da Lapa como um dos mais velhos carmelitas terceiros desta capital. E, do Santo Escapulário, a própria morte não nos separará.
Só isto assim nos poder inscrever-me entre os abnegados legionários do Centro D. Vital que tem à sua testa um tão grande e notável católico e um tão denodado e fiel soldado de Jesus.
Creia-me sempre seu amigo muito afetuoso e sincero admirador