Acervo
Buscar no acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
Acervo
Procure por trecho, remetente, tópico ou período. Todos os campos são combinados na busca.
De Remetente desconhecido para Alceu A. Lima
31 de julho de 1941 · Santa Maria, São Paulo, Brasil · 2 min de leitura
Esta é a primeira página de uma carta redigida em Santa Maria, São Paulo, a 31 de julho de 1941, endereçada ao Dr. Alceu A. Lima. O remetente, cujo nome ainda não aparece nesta página, dirige-se com grande respeito e deferência ao destinatário. Após a saudação formal em nome de Nosso Senhor, o remetente explica que, embora não tenha a honra de conhecer pessoalmente V. Excelência, conhece seu nome e renome há muitos anos e tem esse prazer. Destaca em especial a reputação de Alceu A. Lima como um óptimo católico a quem a Santa Igreja muito aprecia. A frase fica em suspenso ao fim da página, sugerindo continuação. O tom é extremamente formal, reverente e elogioso, típico da correspondência católica culta do período.
"Sta Maria, S. Paulo 31. VII. 1941.
Ex.mo Sr. Dr. Alceu A. Lima,
Respeitosos cumprimentos em Nosso Senhor.
Se não tenho a honra de conhecer pessoalmente a V. Ex.cia, de nome e renome há muitos anos que tenho este prazer; sobretudo como óptimo católico a quem a Santa Igreja muito aprecia em nosso-
querido Brasil! Eis a razão que me leva a dirigir-me à V. Ex.cia com toda a simplicidade e confiança devirmar em N.to Nosso Senhor.
A nossa Abadia, com a graça de Deus, pretende fazer uma fundação de monjas beneditinas em Buenos Aires no próximo mês de setembro; acontece, porém, que S. Ex.cia Dom Arcebispo-Bispo, até agora não recebeu o documento de sua naturalização de brasileiro, em andamento desde 1940. Sua Excelência-
deveria acompanhar as nossas Irmanos a Buenos Aires, afim de lá organizar com as autoridades eclesiásticas diversos pontos importantes; mas em passando parte, que fazer?
Quasi não ouso expor a V. Ex.cia o meu pensamento: seria possível, com o grande e reconhecido prestígio de que V. Ex.cia goza ahí no Rio, dar um "geito" para que o Ex.mo Dom Arquiabade-Bispo possera ia faz com alguma licença especial? É só para acompanhar as Irmanos e voltar
após uns 15 dias de permanência em B. Aires ? Talvez V. Ex.cia tivesse a grande caridade de conversar a esse respeito com o Dr. Sá Miranda encarregado de obter a naturalização do Ex.mo Dom Arquiabade Bispo ? Ficaria imensamente grata por este favor e V. Ex.cia será feito uma grande caridade que será retribuída pelas fervorosas preces de nossas duas comunidades. O antigo passa-porte do Ex.mo Dom Arquiabade não tem mais valor por
mencional-o como austríaco! Pois a sua ex-Abadia era situada também na ex-Áustria!
Desculpe V. Ex.ª se tomou o seu precioso tempo, mas estou certa de ser compreendida e, se possível, atendida por V. Ex.ª.
Antecipando os nossos agradecimentos, subscrevo-me,
De V. Ex.ª humilde irmã e serva em Jesus-Olho, S. Gertrudes C. da Silva Prado Abadessa O S B
Dom Arcebispo-Bispo
acontece, porém, que S. Ex.cia Dom Arcebispo-Bispo, até agora não recebeu o documento de sua naturalização de brasileiro, em andamento desde 1940.
Lourenço Heller
Devo dizer que o nome do Ex.mo Dom Arge Lourenço Heller embora pense da ser conhecida de V. Ex.ª
Irmãs
deveria acompanhar as nossas Irmanos a Buenos Aires, afim de lá organizar com as autoridades eclesiásticas diversos pontos importantes
Santa Igreja
sobretudo como óptimo católico a quem a Santa Igreja muito aprecia em nosso-
Sá Miranda
Talvez V. Ex.cia tivesse a grande caridade de conversar a esse respeito com o Dr. Sá Miranda encarregado de obter a naturalização do Ex.mo Dom Arquiabade Bispo
Dom Arquiabade Bispo
naturalização do Ex.mo Dom Arquiabade Bispo ? ... O antigo passa-porte do Ex.mo Dom Arquiabade não tem mais valor por